segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Revisão de Português




Procurando sempre adequar os conteúdos à nossa proposta de comunicação precisamos conhecer como usamos as classes de palavras do Português: pronomes, artigos, verbos e adjetivos.
Vamos recordar?
PRONOMES



Os pronomes são palavras que podemos usar para substituir um nome


Os pronomes pessoais fazem referências as pessoas do nosso discurso.


EU
VOCÊ
ELE/ELA
NÓS
VOCÊS
ELES/ELAS


Ex: Onde está a Marcela?
Ela está na casa de seus avós.

Por que o Jorge faltou hoje na escola?
Ele não está bem, precisa de repouso.




Os pronomes possessivos mostram o que pertence às pessoas do discurso. Para cada uma delas existe um pronome correspondente:

EU - MEU(s)/MINHA(s)
VOCÊ - SEU/SUA
ELE/ELA - DELE/DELA
NÓS - NOSSO(s)/NOSSA(s)
VOCÊS - SEUS/SUAS
ELES/ELAS - DELES/DELAS


Exemplos de como usamos os pronomes possessivos na nossa comunicação.

Qual é o seu nome?

O meu nome é Ana.

Quantos anos tem a sua irmã?

A minha irmã tem 15 anos.

Vocês são brasileiros?

Sim, nossa família é brasileira



Os pronomes interrogativos são usados para fazer perguntas: QUE, QUEM, QUAL, QUANTO, QUANDO, ONDE, COMO ?


Usando esses pronome podemos conhecer as pessoas e saber o que está acontecendo!




ARTIGOS



Os artigos estão sempre junto aos substantivos e determinam o seu gênero(masculino ou feminino) e seu número(singular ou plural)


Os artigos são classificados em definidos ou indefinidos.


São artigos definidos a(s) e 0(s). Os artigos definidos são usados para mostrar um ser ou objeto que já é do nosso conhecimento.


Ex: A gata do meu vizinho tem olhos azuis.

O relógio da minha sala parou.


São artigos indefinidos um (uns) e uma(s). Os artigos indefinidos são usados para mostrar seres ou objetos que não são do nosso conhecimento.

Ex: Vi uma gata abandonada na rua fugindo assustada.

Vou comprar um relógio mas ainda não escolhi.



ADJETIVOS

Os adjetivos são palavras que mostram uma qualidade do substantivo. Os adjetivos devem combinar com os substantivos em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural).


Ex: borboletas azuis

sandálias sujas

aluno educado


Os adjetivos nos ajudam na forma de organizar o mundo em que vivemos. Assim podemos perceber a diferença entre uma fruta doce e uma fruta azeda. O que pode ser bom para algumas pessoas pode ser ruim para outras!


Vamos lembrar alguns adjetivos?

bonito, lindo, maravilhoso

feio, horrível

grande, enorme

inteligente, especial

tímido, introvertido

legal

medroso

VERBOS

Usamos muitos verbos em nossa comunicação. Aprendemos muitos deles!

Vocês lembram?




Verbo ser


Usado quando queremos mostrar características das pessoas:

Nome: Eu sou Mariana

Nacionalidade: Ela é brasileira

Profissão: Nós somos estudantes

Condições físicas: Meu pai é moreno, alto e forte.

Condições psicológicas: Ele é tímido

Estados permanentes: Sou negro


VERBO SER - PRESENTE DO INDICATIVO


Eu sou

Você é

Ele/Ela é

Nós somos

Vocês são

Eles/Elas são




Verbo ter


Usado nos seguintes casos:


Constituição familiar: Ana tem marido e 2 filhos.

Idade: Meu namorado tem 19 anos.

Possuir coisas concretas: Pedro tem muitos DVDs de aventuras

Possuir coisas abstratas: Júlio tem um sonho de conseguir comprar a casa própria!

Peso : Emagreci, agora tenho 54 Kg.

Altura: O homem mais alto do mundo tem 2,57ms e mora na Ucrânia!


VERBO TER - PRESENTE DO INDICATIVO

Eu tenho

Você tem

Ele/Ela tem

Nós temos

Vocês têm

Eles/Elas têm



Verbo estar


O verbo estar mostra um estado temporário da pessoa.


Ex: Meire é calma, mas hoje está nevosa porque tem uma prova muito difícil.

Maria, você está linda hoje com esse vestido vermelho!



VERBO ESTAR - PRESENTE DO INDICATIVO

Eu estou

Você está

Ele/Ela está

Nós estamos

Vocês estão

Eles /Elas estão



Verbos regulares/Verbos irregulares

Verbos regulares seguem um modelo de conjugação.

Ex: falar, olhar, pensar

beber, vender, morrer

dormir, partir, reunir

Verbos irregulares apresentam formas muito diferentes. Você precisa estudá-los com muita atenção!


Ex: ir, sair, saber, preferir, fazer, vir


Vamos treinar todos esses conceitos através dos exercícios de revisão?

Boa sorte!

Professora Cristina
Ilustrações feitas pela Prof. Neiva de Aquino Albres





























Um comentário:

  1. Professora cristina belo é o seu trabalho educar cidadões e forma-los nao so ditando conceitos mas os ensinando valores.Eu, Amanda hoje com 18 anos dou o maior valor a um professor,estudo em escola publico onde o ensino nao chega na raiz de ser horrivel,cheguei no 2 ano e mal sabia o que era um substantivo pronome entao nem sabia que existia e juro que nao e um exagero da minha parte,fato e abrir os meus olhos a realidade em um ano estudei toda a gramatica desde fonetica a analise sintatica toda a ajuda que presizei meus professores me deram prestei concurso e ate que me sai bem em apenas um ano estudei mais de um volume de quimica,fisica,geografia entre outras quem me conhece hoje sabe que entendo de tudo isso nao decorrente de ter um qi melhor de ninguem mas por ter forca de vontade,diciplina e determinacao, hoje eu digo vc e o vc quer basta realmente querer e lutar e se sou o que sou devo a um professor
    amanda dos santos
    amandaefran@hotmail.com

    ResponderExcluir