quarta-feira, 12 de agosto de 2009



INSTITUTO SANTA TERESINHA

REVISÃO DE PORTUGUÊS

Nome

Email

Série
Exercício 5. Paula comprou alguns presentes de Natal. Escreva, abaixo
de cada presente, o Artigo Definido correto.


bicicleta.


televisão.


brincos.



CD's.


sapatos.


bombons.


canetas.

Exercício 6. Coloque os Artigos Indefinidos no plural ou no singular,
de acordo com a frase.

1. grande nuvem cobria o céu.

2. Vovó contou-lhe piadas engraçadas.

3. O rapaz mora em cidade do interior.

4. Ela dizia palavras muito bonitas.

5. Aquele senhor é médico.

6. Comprarei quatro livros de inglês.

7. Amanhã farei surpresa para vocês.

8. João teve pesadelo.

9. Ela gostava de ouvir músicas estranhas.


10. Tinha problemas para resolver.

Exercício
7. Complete os espaços da coluna B com as palavras da coluna A. Uma das formas do verbo SER não será usada.




SOMOS


É


SÃO


SOU


ÉS







Como o seu país?

Seus ancestrais italianos?

Esta música insuportável!

Tu de Salvador?

Nós trabalhamos nesta escola. professoras.

Vocês muito impacientes!

Marina uma pessoa muito calma.

Carmem e eu irmãs.

Quando o seu aniversário?

Os CDs excelentes.




Exercício 8. Complete as frases com o VERBO SER no PRESENTE DO INDICATIVO.


1. No meu curso de português nós em oito pessoas: eu

americana; Pedro, Pablo e Juan espanhóis; Lúcia, Maria e Giulia

italianas e Dimitrius grego.

2. Os pratos da culinária baiana sempre muito apimentados.

3. A: Você argentina?


B: Não, brasileira.


4. Meu irmão e eu muito unidos.


5. Os bombons belgas.


6. Renata solteira, tem 22 anos e faz faculdade de medicina.


7. Vocês os novos donos da casa?


8. O carro de Lucas muito velho.


9. A: Quais as profissões dos teus pais?


B: Minha mãe arquiteta e meu pai

engenheiro.


10. O trânsito em São Paulo sempre pesado.




Um comentário:

  1. oi gostei do seu perfil e do seu trb , sou interprete d sinais e gostaria d poder entrar em contato com vc para trocarmos idéias sobre como trb portugues com surdos. meu email é fabiane-inter@hotmail.com

    ResponderExcluir