quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vamos refletir sobre a leitura?

A Leitura é primordial para a aprendizagem. É através dela que temos possibilidades de obter conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação além de aumentar o vocabulário. Tais habilidades permeiam nossos objetivos e sabemos o quanto é difícil adquiri-las com nossos alunos surdos.
Antes de mais nada acredito que precisamos trabalhar o gosto pela leitura, conquistar os nossos leitores, estimular a sua curiosidade e o seu desejo de crescer....
É também fundamental oferecer diferentes portadores de textos pois cada qual apresenta objetivos próprios e exigem um comportamento e uma atitude diferente do leitor frente a eles. Por exemplo: podemos ler para agir, ao ler uma placa, ou para sentir prazer ao ler um romance ou um gibi, ou para informar-se ao ler uma notícia de jornal.

Pensando nessa questão, aproveitei a sugestão do nosso livro ao tratar do tema Coleções e preparei um texto onde mostrei os mais diversos tipos de coleções que existem no mundo. Utilizei como material para essa pesquisa o livro "Guiness World Records 2009".
Acredito que essa leitura tenha sido muito agradável para os alunos. Solicitei também um trabalho de pesquisar outros tipos de coleções com amigos e pessoas da família. Pretendemos socializar essas informações e assim aumentar muitas coleções...

Vejam que incrível algumas coleções espalhadas pelo mundo:
Telefones

Até 20/04/2007, Zhang Dafang (China) já havia colecionado 600 telefones de todas as épocas e do mundo inteiro, incluindo um no formato de garrafa de uísque. Ele achou o mais antigo, que data de 1900, em um mercado de pulgas na Rússia.

Velas

A alemã Kathrin Koch possuía 1820 velas diferentes em 03/05/2007, coleção iniciada em 1993

Trevo de quatro folhas

Desde 1999 Edward Martin Sr (EUA) coleciona trevo de quatro folhas, e já tinha 111.060 até maio de 2007

Sinos

Myrtle B. Eldridge tem 9638 sinos, colecionados desde os anos de 1980.

E você tem alguma coleção? Partilhe conosco desse agradável passatempo!

Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário