segunda-feira, 6 de abril de 2009

Português para surdos


O ensino de Português para surdos traz, normalmente, muitas dificuldades tanto para o professor quanto para os alunos.
Para nós professores pela dificuldade de adequar metodologias realmente significativas para esse ensino e para os alunos pela total falta de familiaridade com essa língua já que a sua primeira língua é a Língua de Sinais e o Português acaba sendo a sua segunda língua.
Motivada por essa questão: Como ensinar o Português como L2 para os surdos, estou participando de reuniões com colegas de trabalho onde estamos selecionando textos e discutindo sobre o ensino de línguas estrangeiras.
Acreditamos que podemos chamar o Português assim para os nossos alunos: Uma Língua Estrangeira.
No avanço de nossas leituras e discussões vimos que esse ensino passou por diversas fases. Há algum tempo esperava-se que adquirindo somente uma competência gramatical o aluno já poderia ser fluente na nova língua. Hoje estudos revelam que a gramática é importante, mas sem dúvida o grande objetivo a ser alcançado é uma competência comunicativa onde outros aspectos tomam importância além da gramática, por exemplo: a função linguística entendida como o que se pode fazer com essa nova língua: dar explicações, descrever planos, apresentar pessoas, além das habilidades dissertativas como escrever histórias, justificar opiniões, preparar argumentos...
Pensando em desenvolver um projeto com esses objetivos optamos por adotar um livro didático com base no ensino de português para estrangeiros que será trabalhado com os alunos.
O livro é dividido em unidades com atividades gramaticais, vocabulário, escrita e aspectos culturais da língua. A cada apresentação da unidade há um diálogo onde são trabalhadas algumas estruturas comunicativas. Preparei uma apresentação em Power Point desse diálogo onde os alunos farão a leitura e, após, uma atividade interpretativa onde poderá ser avaliada a sua competência em leitura e interpretação.
A seguir apresento para vocês um pouco desse trabalho.
Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário