segunda-feira, 30 de março de 2009

Poesia "Rosa de Hiroshima"

Olá amigos! Gosto muito de Literatura, mas sei o quanto é difícil ler e interpretar textos e entender toda profundidade que os escritores tentam transmitir em suas obras e o quanto precisamos colocar de nossa subjetividade e de nossas experiências enquanto leitores para realizar tal tarefa. Para os surdos esse trabalho é duplamente difícil. Nos deparamos com um vocabulário usado muitas vezes de maneira conotativa e com uma abstração de difícil entendimento por parte deles.
Estava trabalhando que os textos podem ser produzidos em prosa ou em poesia e para apresentar um exemplo de poesia pensei em mostrar da obra de Vinícius de Moraes a "Rosa de Hiroshima". Para um melhor entendimento pesquisei no site You Tube imagens que pudessem mostrar os horrores da guerra e acabei encontrando uma interpretação da própria poesia. Copiei esses vídeos e apresentei-os no Data Show. A aula foi muito produtiva, os alunos participaram muito colocando as suas impressões e fazendo colocações pertinentes. Após isso apresentei a poesia escrita e acredito que a sua interpretação ficou mais fácil pois os alunos já tinham sido sensibilizados e entenderam o que o poeta quis dizer usando as palavras.
Ainda bem que podemos contar com a tecnologia a nosso favor, isso torna as nossas aulas mais completas, não é mesmo?

Até mais

3 comentários:

  1. Olá Cristina, meu nome é Ilce, estou fazendo um artigo desse poema, gostaria de saber porque Vinicius fala "pensem nas meninas, nas mulheres". Ele nao fala em homens, se puder me dar uma dica serei grata.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a resposta para a pergunta porque Vinicius referia-se as mulheres somente é porque quem estava no poder dos países eram homens e mulheres e crianças foi usado para mostrar a sociedade daquele país como frágil.Estavam quebrando o cristal o frágil.

    ResponderExcluir
  3. acho é por causa do comprometimento do sistema hormonal que ficou contaminado com a explosa da bomba.

    ResponderExcluir