segunda-feira, 25 de maio de 2009

Apresentação do Mapa Conceitual


Como primeira experiência apresentei para a turma esse Mapa Conceitual. Como já disse, eles precisavam buscar as informações que dispunham para completá-lo.
Em nossas reflexões, pensamos como desenvolver um projeto em que os próprios alunos desenvolveriam os seus mapas. Com certeza estaríamos trabalhando inúmeras habilidades.
Vamos caminhar para isso!


Mapas Conceituais

Estamos realizando algumas pesquisas com relação a utilização dos mapas conceituais como um recurso para se promover uma aprendizagem significativa.
Essa abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, onde o próprio aluno constrói o seu conhecimento e significados a partir da sua motivação para realizar essa construção. Dessa maneira transforma o conteúdo sistematizado em conteúdo significativo.
Os mapas oferecem a possibilidade de ordenar e sequencializar os conceitos além de oferecer estímulo visual.
A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
As entradas para a aprendizagem são importantes.
Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.
Como experiência inicial pensei em apresentar aos alunos como poderíamos fechar a unidade estudada em Literatura sobre o Período Barroco utilizando esquemas. Com base em todo o material oferecido eles precisaram buscar as informações para completarem o mapa.